No próximo dia 22 de janeiro, às 7h30min, será realizado o lançamento da 1ª Etapa do Circuito Cicloturístico Coração do Rio Grande. A saída será na Ciclomar Bike Shop, em Camobi. Nesse primeiro momento, os ciclistas participantes irão percorrer 85 km do trajeto total, que nas etapas seguintes chegarão a 200 km.
O circuito consiste num roteiro autoguiado projetado para ciclismo, com início e fim no mesmo local, passando pelo território de nove municípios da região: Santa Maria, Silveira Martins, São João do Polêsine, Restinga Sêca, Faxinal do Soturno, Nova Palma, Júlio de Castilhos, Ivorá e Itaara.
O circuito foi dividido em 12 trechos, em virtude da identidade de cada um (severidade do meio, relevo, grau técnico). A partir do agrupamento destes trechos, o cicloturista pode definir em quantos dias e com qual esforço diário deseja realizar o percurso.
O projeto foi apresentado pelo ciclista/cicloturista Guilherme Rodrigues, em 2020, quando então foi incorporado pela Associação Santa Maria Ciclismo (ASMC). No dia 29 de outubro do ano passado, foi realizada a inauguração da placa inicial. Nos dias que antecedem o começo da prova, estão sendo colocadas placas de indicação nos locais dos municípios por onde passará o trajeto do circuito.
O evento é organizado pela Associação Santa Maria Ciclismo (ASMC), em parceria com as prefeituras, empresas apoiadoras e a plataforma Windfit. O link da inscrição pode ser encontrado no Facebook da ASMC. Há 20 vagas disponíveis. Mais informações no Instagram do circuito: @circuitocoracaodoriogrande; da ASMC: @asmciclismo e no site: circuitocoracaodoriogrande.com.br (Com informações da assessoria da ASMC)